clube
Segunda-feira
CÊNICAS
Criações cênicas, teatrais e performáticas a partir da elaboração de figurinos e pautada por universos de interesse comum dos jovens como séries, quadrinhos, filmes, livros.
A partir da materialidade, ou seja tecidos, cores, texturas, modelagens, aviamentos, etc., a proposta é que os jovens possam criar personagens, personas e corpos instalações que operam como via de expressão e comunicação.
Segunda-feira
DANÇA
Espaço de encontro, diversão e aprendizado da dança a dois como estratégia de descoberta do próprio corpo e socialização.
Se destina a quem gosta de música, quer aprender a dançar e busca um espaço que acolha suas diferentes necessidades.
Quarta-feira
BANDA
Trabalhar com o processo de criação coletiva a partir da criatividade sonora e das referências musicais de cada participante, buscando oferecer um espaço em que cada jovem possa se sentir estimulado e fortalecido para se expressar e vivenciar processos de criação por meio da musicalização.
Como uma "polifonia", o espaço permite o surgimento de vários sons, várias melodias, diferentes timbres, alturas, ritmos, mas todos inseridos em um mesmo contexto e com o mesmo objetivo: articular as diferenças a favor de novas composições
Quinta-feira
CAFÉ DA TARDE
Reunir o grupo usando atividades que envolvem escolhas coletivas, cozinhar e apreciar a comida. Recuperando o sentido da palavra cozinhar, encontramos: "submeter alimentos à ação do fogo", e entendemos que esta pode ser uma boa metáfora para pensarmos nos processos de transformação, amadurecimento. Cozinhar no Clube significa a elaboração de uma coisa nova, que ainda não existe, e que nós vamos propiciar a existência. Na cozinha acontece uma certa alquimia. Além disso, as experiências sensoriais envolvendo texturas, cheiros ou sabores diferentes costumam ser muito divertidas.
Muito mais do que alimentos, cozinhamos palavras, afetos, motivações e experiências.
Sexta-feira
PLÁSTICAS
Possibilitar que, através das diferentes técnicas utilizadas nas plásticas como desenho, pintura, modelagem em argila e até pequenas intervenções na casa que sedia o Clube, cada jovem dê vida a seu universo particular e peculiar.
Saídas pela cidade pra fotografar, visitas a exposições de arte, entre outras atividades relacionadas aos temas que surgem nesse espaço, são desdobramentos que buscam promover o encontro dos jovens e o mundo fora das paredes do clube, através da linguagem das artes, e ampliar a oferta de referências e horizontes para os jovens.
Sexta-feira (quinzenal)
SEXTA À NOITE
Momento de lazer coletivo onde os jovens-adultos encaram desafios como: lidar com as diferenças entre os participantes, se colocar no grupo, se sociabilizar e estreitar vínculos.
Dado o contexto noturno, as saídas propiciam a circulação e usufruto do que a cidade oferece à noite, tendo em vista a possibilidade de cada um gerenciar o tempo, seu dinheiro e sua autonomia - e os limites entre o individual e o coletivo.
Sábado (quinzenal)
DESBRAVANDO
A partir de referências socioculturais e também pessoais dos jovens, construir um percurso por espaços da cidade, tendo como eixos a ocupação do espaço público (incluído aqui o transporte) e o investimento na autonomia dos jovens por meio de decisões coletivas .
Em um exercício de mapeamento afetivo e desacomodação, este espaço aposta no encontro com os imprevistos da cidade, acreditando na potência do grupo para lidar com eles. Desbravar, afinal, é isso: abrir caminhos e amansar o desconhecido.